quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Sombras do Futuro

Turma da Mônica Jovem #79 Sombras do Futuro (Parte 2) - Chega de segredos! Finalmente todos os mistérios serão desvendados! Venha com a Turma acompanhar a batalha final para salvar o futuro da destruição, descubra como e por que o Xavecão voltou no tempo e toda a verdade assustadora por trás dos poderes da Magali! Uma aventura imperdível!


Começou oficialmente a nova saga da TMJ: Sombras do Futuro!

Fico pensando se mais alguém ficou meio confuso com o título da Ed 78: Férias na Praia.
Cara, fiquei pensando... não existe nome mais impróprio para a saga do que esse. São sim férias na praia, tecnicamente, mas é só mais no comecinho que foca nisso. No resto da história você até esquece que eles estão na praia por causa das emoções e todo o resto!
Poderiam escolher nome mais medíocre?

Mas não, esse era apenas um subtítulo, como "Batalha Final" ou "Mistério Revelado". O nome da saga que lemos e nem sabíamos o nome é Sombras do Futuro!
(não vai ficar meio difícil para os leitores posteriores saberem a ordem?)

Ao clicar em mais informações, você está assumindo o risco de pegar spóilers.




O título da edição não é apenas legal, mas faz referência as edições 51 e 52, Sombras do Passado, onde aparecem pela primeira vez na TMJ a Penha, a Sofia e Agnes. Mas agora a história se foca no futuro, onde tudo acontece.

Agora acho que todos já concluíram o mesmo, mas vou falar mesmo assim: os personagens da última página dessa edição e os mesmos da capa são todos os principais: Mônica, Cebola, Magali e Cascão caraca como ele ficou feio!.


E os personagens do teaser são a Mônica, Dorinha, Marina e... não poderia ser o cebola de novo, né? A armadura é diferente...

E o Emerson não consegue segurar sua língua, como sempre:


Mas, wait... em 2014 nove personagens morreram e ressuscitaram, e a Berenice morreu definitivamente. Já não estava bom?

O pior é que como a Sofia não é um personagem da Turma da Mônica Clássica, então ela pode morrer definitivamente!!! X(
Sério, torçam para ela voltar.
E para que o "algo pior" do Emerson não seja algo tão pior assim.

Só para deixá-los ligados, vou relembrar uma coisa para os seus palpites: sempre que o Xavecão abraça a Denise, ele diz:

"- Que saudades de você! Achei que tinha te perdido pra sempre! Como conseguiu escapar da...?"

"Da...?" QUEM?

11 comentários:

  1. Na verdade, a Sofia é da TM Clássica, mas tudo bem.

    Torcendo aqui pra que o "algo pior" seja a Magali ter seus poderes trancados e que todo mundo esqueça disso, mesmo porque com a saga da volta da Penha acho que todos vão se lembrar, mesmo... E que não seja o fim do casal Xavenise (Xaveco e Denise)... Não... NÃO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que talvez seja isso. Gods
      E se o Xavecão estiver mentindo quanto ao seu relacionamento com a Denise do futuro? Afinal, ele não parece muito preocupado em não alterá-lo. E talvez a Denise do futuro agiu daquele jeito na festa porque soube que ele mentiu (a Denise do presente vai descobrir a mentira e consequentemente a do futuro também). Mas em Umbra o Xavecão pareceu sincero quando disse para a Denise da namorada dele. :P

      Enfim, teorias. Tomara que esteja errada.

      TM clássica é a dos 7 anos? Então vou mudar a Sofia para personagem terciária.

      Excluir
  2. Conseguiu escapar da Berenice, ué! Mas também pode ser outra coisa...

    ResponderExcluir
  3. Bem, depois dessa, já sei o que esperar das coisas do Emerson Abreu nas próximas histórias e assim não precisarei mais me decepcionar.

    Ao que parece, Emerson é um general a la Dwight Eisenhower, ou seja, é um ESTRATEGISTA. Deu-se a entender que ele tem uma longa saga que começou com a TMJ 63, passou pela Umbra, e agora pelas edições 78 e 79 e fica no ar a ameaça de que a serpente está voltando e lapso da perda de contato com a Denise do futuro teria a ver com isso. Boa Emerson! A longo prazo parece que você tem um material interessante para mostrar. Porém...

    Falta-lhe outro tipo de general, um a la George Smith Patton Jr. Este aí seria imprestável como general de alto comando. Seu lugar era onde rolava a ação. Patton era um TÁTICO, ou seja, o general que via a coisa no momento e pensava no que fazer para desenrolar a batalha. Emerson é nota zero quanto a isso. Ele não consegue se adaptar quando as coisas mudam de rumo.

    Essa Sombras do Futuro merece o nome de Lambanças nas sombras do futuro. De maneira muito incompreensível, os laços de amor e amizade, com os quais tanto nos acostumamos ao longo da TMJ desde o seu lançamento, simplesmente viraram pó. Vamos à lista das incoerências e pataquadas.

    1 – Então o espírito Cebola, dentro da dita máscara, manipulou seus pares para se voltar contra a Jumenta e conseguiu que o espírito Magali a exorcizasse a dita cuja de vez... Mas quanto tempo isso levou? Sim, pois em umas duas semanas, no máximo, os bichos da terra já teriam comido os corpos enterrados até o ponto de morte. Isso se já não estivessem mortos pouco depois de enterrados, pois se estavam apenas desacordados pelo sedativo, então ainda respiravam e morreriam sufocados logo em seguida ao enterro.

    2 – Mas, em mais outra incoerência, Mônica, Cascão e Magali voltam aos seus corpos, enquanto o Cebola ainda quer ficar dentro da máscara. Discutem, quebram o pau e diante da inutilidade dos argumentos, os laços de amizade são rompidos e a Turma da Mônica não existia mais... Ôpa! Não entendi. O único malvado ali era o espírito Cebola. Por que Mônica, Cascão e Magali romperam a amizade também e foram um para cada lado? Não deveriam eles continuarem unidos e amigos? O que levou a esse extremo?

    3 – Aí, sem mais, nem menos, o espírito Cebola convence os meninos de que o mundo seria melhor com ele no comando, mas as meninas ficam contra... E aí o Franja, que nunca foi famoso por ser ambicioso rompe com a Marina... O DC com a Mônica... O Quim... Bem, a Magali não estava no bolo das garotas, mas tanto ele, quanto o Franja, são famosos pela “fofura”. Como navegariam na do Cebola tão depressa?

    4 – E o Cebola, que sempre sonhou que faria um mundo melhor sob seu comando, em um ano fez a coisa ficar uma bela duma porcaria. Até aí nada demais. A Argentina nos princípios do século XX ia muito bem, obrigado. Até na Europa diziam: _ Rico como um argentino. _ A Argentina era um país muito melhor do que o Brasil e com muito mais cacife entre os de Primeiro Mundo. Mas aí apareceu um tal de Juan D. Perón que _ se me permitam essa linguagem chula _ fodeu com tudo. Com a suposta política pelo bem estar dos trabalhadores pobres, ele simplesmente arruinou o país. Mas criou uma aura mística que persiste até hoje. Seja de direita ou esquerda, qualquer partido na Argentina sempre de ter um “peronista de alguma coisa” no seu nome ou programa. Los hermanos são muito burros quanto a isso, infelizmente. Pra não estender, joguem o mesmo para o Chile de Allende, Cuba dos Castros, Venezuela de Chaves-Maduro. Agora vendo as coisas ficarem ruins, será que os aliados do Cebola não se mancariam de algo deu errado? E não lhe dariam uma punhalada pelas costas?

    ResponderExcluir
  4. Continuando:
    5 – Emerson não tem coerência nem consigo próprio. Na TMJ 63 Magali experimenta o poder que flui dentro dela. Porém acredita que ele vem o medalhão. Em vez de ficar com ele, experimentar um pouco mais, desfrutar dele, etc e tal ela... o cede para que, junto com um feitiço, consiga curar a Penha. Olha só aí quanto desprendimento: Magali deixa um poderoso medalhão para curar uma inimiga. E agora ela descobre que o poder está nela mesma... E teme que lhe queira roubar seu poder. Um momento aí: se o poder estivesse no medalhão, bastaria alguém pegá-lo para si. Mas se este poder é inerente à própria pessoa, como alguém o roubaria? Alguém que podia sentir cada estrela do Universo não seria capaz de sentir o íntimo das pessoas, principalmente daquelas que a amavam?
    De novo sem explicação suficiente. Tenta-se jogar que ela enlouqueceu devido à influência de Hécate. Vamos ver o que a Wikipédia diz sobre essa tal Hécate: Ela foi associada a cruzamentos, entradas, fogo, luz, a lua, magia, bruxaria, o conhecimento de ervas e plantas venenosas, necromancia e feitiçaria. Ela reinava sobre a terra, mar e céu, bem como possuía um papel universal de SALVADORA (Soteira), Mãe dos Anjos e a Alma do Mundo Cósmico. Ela era uma das principais deidades adoradas nos lares atenienses como DEUSA PROTETORA e como a que conferia PROSPERIDADE E BÊNÇÃOS diárias à família. É impressão minha ou essa divindade era tida e havida por coisa boa? Se era boa, por que a sua influência enlouqueceu a Magali?

    Acho que o Emerson leu literatura evangélica demais. Socamé: os evangélicos condenam qualquer coisa mística que não seja abençoada pelo Deus na Bíblia. Mostram desusada preocupação pelas crianças lerem o Harry Potter, pois temem que elas possam enfeitiçar vassouras e sair voando por aí, etc e tal. Bem, nunca soube que os bruxos houvessem comprovadamente feito mal a alguém com suas magias e sortilégios, mas sei que os bons cristãos os torturaram e os puseram para assar nas piedosas fogueiras cristãs... Desculpe-me pela dureza, mas não sou politicamente correto.

    6 – O Cascão, que herdou sabe-se lá como os poderes do Feio, também quer dominar o Mundo. Que pena que não resolveu competir com o Cebola logo de cara. Daria um refresco para a Mônica e sua nova turma... Parece que depois de toda aquela lambança na Umbra, o Emerson levou tanto puxão de orelha que resolveu fazer uma saga com falta de páginas...

    7 – Enfim entendemos porque a Denise chorou: porque seu futuro lhe foi tirado. Mesmo nada sentindo pelo Xaveco, não tem escolha: ele vai ser o amor da sua vida no futuro... Até que a Mônica a faz perceber que o tal futuro não existia mais, pois o Xavecão o mudara. Ela estava livre para amar quem quisesse. E a própria Mônica sentiu isso ao se imaginar casando-se com o DC.
    Mas tem lá uma baita duma besteira que não entendi: Desde pequena, ela se sentia “prometida” ao Cebola, mas por pressão dos amigos...
    Alguém aí me dá um “help”? Quem é fã da Mônica desde os anos 1960 e pode me dizer onde e quando essa pressão surgiu, e desde quando a Mônica a sentiu? E desde quando uma moça com a personalidade dela navegaria nesta roubada? Lembra-me uma história onde Mônica estava de óculos escuros e os garotos tentavam descobrir o motivo até que se descobriu que ela estava com aqueles óculos para esconder seus olhos inchados de tanto chorar pelo... Fabinho Boa Pinta. E demonstrava paixão pelo Ricardinho e pelo Luca. Houve uma história em que ela passou cola na mão e assim obrigou o Cebola a segurá-la... Mas o Cebola só viveu de desafiá-la, de lhe querer tomar a condição de “dono da rua”.

    ResponderExcluir
  5. E para concluir:
    E assim ela engoliu as mancadas e só não se desencanou mais cedo pois isso seria admitir uma derrota... Derrota para quem? Ah! Façam-me um favor: desde quando alguém que está tentando ficar com certa pessoa por deferência a outros sentiria raiva, ciúmes, desejo de ficar junto, etc e tal? Vamos cair na real? NUNCA HOUVE essa dita pressão. Mônica realmente gostou do Cebola e o desejava como namorado. Certo, havia sim uma expectativa dos outros. Lá na TMJ 27, quando Cebola e Mônica começaram a dançar, os outros casais também estavam dançando, mas a certa altura, todos pararam de dançar apenas para acompanhar a dança romântica dos dois... até que o Cascão cortou o clima. Agora desde quando expectativa de terceiros poderia fazer surgir amor no coração de alguém?

    Por que será que a vida amorosa da Mônica é algo assim tão importante para TODOS na TMJ? Na TMJ 69, quando ela e o DC foram vistos juntos no Shopping, foram cercados pelos personagens primários, secundários, terciários e quaternários, todos eles cobrando dela uma decisão... Engraçado, mas sem sentido.

    Triste ver tanto trabalho desperdiçado. A MSP podia fazer coisa bem melhor. E finalmente: penso que o Emerson foi vítima do desespero. Talvez não tenha sido eu o único crítico azedo da Umbra e agora e simplesmente deu uma geral no material que estar por vir e um aviso ao leitor: _ Olhem! Não me chutem não! Eu ainda tenho tudo isso pra mostrar!

    ResponderExcluir
  6. UOOOU comentários quilométricos!

    1- Sobre os corpos já terem sido decompostos, concordo com você. Também notei que, se o Cebola tem uma parceria com o Franja, por que ele não usava uma de suas máquinas do tempo para voltar ao passado para onde o Xavecão e a Denise estavam indo e pegá-los lá?
    Mas eu admiro o Emerson pelos seus enredos bem elaborados. Eu não conseguiria imaginar metade do que ele faz sem embananar meu cérebro. Felizmente os erros deles não foram graves demais, a história compensa tudo.

    5- Não acredito que o Emerson mencionou Hécate para o mal porque é evangélico. Aliás, ele tem tratado de assuntos mais 'negros' com frequência. Para mim ele é o roteirista menos religioso que temos :/

    6- Eu acho que o Cascão vai aparecer posteriormente para atacar a todos com os poderes do feio. Porque, senão, por que mencioná-lo? Fica meio solto com o resto da história.

    7- Nem me fale, os roteiristas estão patinando (e escorregando) no roteiro dos outros nessas últimas edições. E com quem é que a Mônica vai ficar é tão importante porque vende revistas! :P

    Sobre os desvios de personalidade, não sabemos direito que circunstâncias poderiam fazer isso com eles, mas é possível. O Emerson caracteriza bem os personagens nas histórias dele. A única coisa que eu não gosto é quando um personagem usa as mesmas expressões de outro. Sei lá, descaracteriza muito.

    ResponderExcluir